Origem da páscoa



Nesse ano, no domingo do dia oito de abril vamos ter a comemoração da Páscoa. A data não serve só para troca de chocolates, já que o dia tem um significado específico.
A palavra “Páscoa”, deriva do nome hebraico da festa judaica, ligada com a Páscoa Cristã.
A Páscoa cristã comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o dia santo mais importante para os cristãos, no qual Jesus após ser torturado, pregado em uma cruz e colocado em um sepulcro ressuscita depois de três dias.
Na religião católica a páscoa é vista como um período de mudanças, de renovação. Ao ressuscitar, Jesus teve vida nova, e é isso que a igreja espera de seus seguidores. Independente do que se tenha feito anteriormente, essa é uma época ótima para rever conceitos e começar uma vida nova, com mais amor ao próximo, fraternidade, caridade, buscando ser distanciar cada vez mais do pecado e das coisas ruins do mundo.
Em alguns locais é tradição na páscoa pintar ovos cozidos com cores vibrantes, porém essa tradição foi substituída por ovos de chocolate. Essa tradição não é mencionada em passagens da Bíblia.
O costume começou devido aos antigos rituais pagãos onde se tinha as Deusas da fertilidade, atualmente representado pelos ovos e coelhos que também são símbolos de fertilidade.
Os ovos de chocolate existem hoje principalmente para movimentar o comércio, e isso acontece todo ano nessa época, já que quase todo mundo tem o costume de presentear amigos e parentes com ovos de chocolate.
Independente da religião que se tem, é valido comemorar a páscoa presenteando as pessoas queridas com chocolate. Para isso basta ir ao supermercado ou lojas especializadas em chocolates que já estão com os estoques cheios de ovos e adquirir o ovo de chocolate que mais te agrada.
O presente de páscoa é bem variado, podem ser vários mimos, como: uma caixa de bombons, chocolates avulsos, colomba de páscoa, um ovo de chocolate, cestas de páscoa ou até mesmo um coelho bem bonito de pelúcia, ficando a critério de quem vai presentear.