Tudo sobre hipertensão



A hipertensão é uma doença que atinge os vasos sanguíneos, cérebro, coração, olhos, podendo causar até paralisação dos rins e também é conhecida como “pressão alta”.
Trata-se de uma doença que faz parte da maioria das casas dos brasileiros, já que é muito comum ouvir falar que a pessoa tem pressão alta.
O fator hereditário é o que mais conta na probabilidade da pessoa adquirir hipertensão, além disso, outros hábitos como fumo, consumo de bebidas alcoólicas, falta de atividade física, altos índices de colesterol e obesidade também contribuem para o surgimento da doença.
A má noticia que se tem é que a hipertensão ou pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada através de tratamento correto.
Para tratar a hipertensão, o primeiro passo é ir até um médico para que ele prescreva um medicamento adequado para iniciar o tratamento. Porém, remédios controlados para amenizar a doença não são suficientes para controlar a doença.
Os remédios indicados para tratar a hipertensão são de uso controlado, por tal motivo sempre vai ser necessária a presença da receita do médico para se adquirir o medicamento. Ainda, ao comprar o remédio, uma boa dica é se cadastrar na farmácia através do número do CPF do doente para conseguir descontos especiais, pois tais remédios costumam custar caro.
É aconselhado que pessoas hipertensas tenham pequenos hábitos saudáveis como preferir subir escadas no lugar do elevador, evitar o uso de bebidas alcoólicas, tentar não se estressar com freqüência no dia a dia, ter uma alimentação saudável, inserindo frutas e legumes no cardápio, diminuir o sal da comida, ir frequentemente visitar o médico e principalmente não esquecer de tomar os remédios.
Importante lembrar que exercícios físicos diários, pelo menos trinta minutos por dia, é fundamental para que qualquer pessoa tenha uma vida saudável.
Assim, com as restrições acima, sabemos que a doença não vai ser curada, mas vai ser amenizada, fazendo com que a pessoa que sofra de hipertensão consiga levar uma vida normal e principalmente com saúde.