Como fazer seu filho adquirir o hábito da leitura


É sabido que a leitura é muito importante no desenvolvimento das crianças, por isso é tão importante que pais e professores estimulem sempre a leitura.
A maioria das pessoas não gosta de ler, isso porque normalmente nos sistemas de ensino, os professores costumam dar a seus alunos textos didáticos e literários, que normalmente não dão prazer em ler, por ter uma linguagem difícil de entender.
Nas escolas os alunos são obrigados a ler principalmente livros que caem nos vestibulares e como tudo que se faz sem vontade própria acaba sendo mal feito, é difícil que alunos tomem gosto pela leitura no colégio, por tal motivo é tão importante a participação dos pais.
Para fazer com que o filho comece a gostar de ler, o ideal é fazer com que ele se interesse pelo assunto abordado no livro ou qualquer outro texto como os encontrados em jornais e revistas.
A melhor opção para prender a atenção de crianças pequenas e fazer com que elas gostem de ler é comprar “gibis”. A estória contada em pequenos quadrinhos e desenhos acaba por chamar a atenção da criançada, por ser divertido e pequeno.
Por conter poucas páginas, muitas pessoas preferem ler gibis, já que não é necessário ficar dias lendo o livro para saber o final da estória.
O fato de o livro conter muitas páginas acaba por desestimular a leitura, pois é comum crianças e adolescentes terem “preguiça” de ler o livro todo.
Outra forma de fazer com que os filhos aprendam a gostar de ler é dar de presente para eles livros interessantes, que estejam na moda.
Para as adolescentes uma boa opção é dar um livro da série “gossip girls”, provavelmente as garotas já assistiram a série e vão adorar as passagens contadas no livro.
O que também faz o maior sucesso com a garotada são os livros de aventura como é o caso do menino bruxo “Harry Pother” e também o do vampiro “Crepúsculo”.
Assim, basta descobrir o assunto que o seu filho mais gosta para começar presenteá-lo com livros interessantes que façam com que ele adquira o prazer pela leitura.